Pair
A exposição contínua a altos níveis de ruídos pode causar deficiência auditiva, a percepção e a sensibilidade quanto ao ruído pode variar de individuo para individuo. Contudo existem padrões estabelecidos que indicam o quanto de som ou ruídos um indivíduo pode tolerar, a orientação é que não ultrapassem 85 a 90 db.
DEFINIÇÃO
A Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) é a perda provocada pela exposição por tempo prolongado ao ruído. A PAIR é de caráter irreversível, progressivo e quase sempre atinge ambos os ouvidos.
CARACTERISTICAS
Além de ocasionar a perda auditiva o ruído excessivo também pode gerar efeitos denominados extra-auditivos, como, taquicardia, hipertensão arterial, distúrbios digestivos, fadiga, alteração da função intestinal, e cardiovascular, queda de resistência a doenças infecciosas, disfunção do sistema reprodutor, irritabilidade e insônia. Em função desses efeitos podem ocorrer comprometimentos no rendimento do trabalho que exigem concentração mental, aumentando assim o risco de acidentes de trabalho.
AVALIAÇÃO DO PAIR
A avaliação do trabalhador exposto ao PAIR consta de avaliação clínica e ocupacional, da qual se avalia a exposição ao risco anteriormente e atualmente, avaliando-se os sintomas característicos. É muito importante detalhar o grau de exposição em que o trabalhador se encontra, dessa forma a análise ocupacional configura-se como instrumento fundamental para a identificação do risco.
TRATAMENTO E REABILITAÇÃO
Não há tratamento para PAIR. O mais importante são avaliações audiológicas periódicas para verificar a progressão da perda auditiva.O importante é que o PAIR não provoca incapacidade ao trabalhador, mas sim restrições à execução de algumas