Radiologia veterinaria
Equipamento importantes para a produção de raios X
[editar]Aparelho de raios X
Todos são compostos por três partes principais:
Cabeçote
Principais componentes do cabeçote são: * Ampola de raios X. * Transformador de alta tensão. * Transformador de baixa tensão. * Revestimento de chumbo. * Óleo circundante. * Filtro de alumínio. * Colimador. * Cilindro localizador.
Painel de controle e circuitos
Os principais componentes são: * Interruptor liga/desliga e luz de aviso. * Um marcador de tempo, que pode ser de três tipos: 1. Eletrônico. 2. Eletrônico-digital. 3. Mecânico (impreciso e não mais utilizado).
Um seletor de tempo de exposição, que pode ser: 1. Numérico, o tempo é selecionado em segundos. 2. Anatômico, a área do corpo a ser radiografada é selecionada e o tempo de exposição é ajustado automaticamante. * Luzes de aviso e sinais sonoros para indicar quando os raios X estão sendo produzidos. * O painel de controle pode ainda conter: 1. Seletor do tipo do filme (quanto à sensibilidade). 2. Seletor do tamanho do paciente. 3. Seletor de Quilovoltagem. 4. Interruptor de miliamperagem. 5. Ajuste de exposição para uma distância foco-pele longa ou curta.
Receptores de imagem
Geralmente filme radiográfico - necessário para detectar os raios X.
[editar]Aparelho de raios X odontológicos
Existem diversos aparelhos produtores de Radiação X para o uso na Odontologia. São similares aos médicos mas com propriedades diferentes, como a impossibilidade de mudança da quilovoltagem, cabendo ao fabricante fixar um valor para cada modelo. Em geral, o aparelho mais comum presente na maioria das clínicas odontológicas é o de radiografia periapical fixos ou móveis, podendo realizar diversos exames, mas restrito a exames intra-orais, tais como radiografias periapicais, interproximais e oclusais. Exames extra-orais devem ser realizados