radiologia veterinaria
O exame radiográfico é o método auxiliar de diagnóstico mais utilizado na elucidação de grande parte das patologias que acometem os animais de companhias, por ser extremamente eficiente, rápido e de custo relativamente baixo. Quando mais diversificam-se os métodos de diagnóstico por imagens como ultra-som, tomografia computadorizada, ressonância magnética, mais a importância do radiodiagnóstico se torna mais útil, facilitando a possibilidade de orientar uma primeira investigação, especialmente nas emergência, alem de contribuir para algumas intervenções cirúrgicas minimamente invasivas. Os equipamentos radiográficos permitem o estudo dos sistemas ósseo e articular e dos demais órgãos localizados tanto na cavidade torácica como abdominal, tornando-se desta forma uma ferramenta essencial no exame complementar. O presente trabalho teve objetivo realizar um levantamento dos exames radiográficos de equinos.
Palavras-chaves: Radiografia,Diagnóstico por imagem, Técnicas de diagnóstico.
Introdução
Na veterinária, o uso do diagnóstico por imagem vem sendo empregada cada vez mais na rotina de hospitais e clínicas, onde são feitos os exames radiográficos simples e contrastado, ultrassonografia e tomografia computadorizada, sendo um recurso muito importante para um diagnóstico preciso.
A atuação do tecnólogo na radiologia veterinária se assemelha bastante a radiologia pediátrica, onde os pacientes não são colaborativos e necessitam de acompanhante, sendo mais complexo na veterinária pois pode ser necessário vários acompanhantes para a contenção do animal ou o uso de sedativos.
Na radiologia pediátrica os casos mais frequentes estão relacionados com problemas ortopédicos como fraturas, displasias coxo-femoral e hérnias de disco, sendo mais frequente em cães de grande porte.
Os exames radiográficos também vem a favorecer a pesquisa de metástase pulmonar, cardiomegalia e processos obstrutivos no trato gastrointestinal e urinário (sendo os dois