PATOLOGIA
Patologia (derivado do grego pathos: sofrimento, doença, e logia: ciência, estudo).
É o estudo das doenças em geral sob aspectos determinados. Tem a finalidade tanto de compreender sua causa como aplicar esse conhecimento ao tratamento de pacientes
Pelo uso de técnicas microbiológicas, imunológicas e exames moleculares, a patologia tenta explicar as razões e a localização dos sinais e sintomas manifestos pelos pacientes, enquanto fornece uma base para os cuidados clínicos e a terapia.
Divisão da Patologia
Patologia geral: mecanismos de doenças e suas manifestações morfológicas (macroscópica, microscopia de luz e microscopia eletrônica), fisiológicas e bioquímicas.
Patologia Especial: doenças de um determinado órgão ou sistema (Patologia do sistema respiratório, Patologia da cavidade oral etc...)
Aspectos de um processo que formam o núcleo da Patologia
1. Etiologia - ou causa das doenças.
1. Patogenia – É o processo de eventos do estímulo inicial até a expressão morfológica da doença.
1. As alterações morfológicas - que são as alterações estruturais em células e tecidos características da doença ou diagnósticos dos processos etiológicos.
1. Distúrbios funcionais e significado clínico - A natureza das alterações morfológicas e sua distribuição nos diferentes tecidos influenciam o funcionamento normal e determinam as características clínicas, o curso e o prognóstico da doença
SISTEMA ESQUELÉTICO
O esqueleto é a estrutura formada pelos ossos, cartilagens e articulações que sustentem e dão forma ao corpo e ainda protegem os órgãos internos.
FUNÇÕES DO ESQUELETO
Proteger órgãos internos,
Dar sustentação e forma ao corpo,
Participar da locomoção,
Formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
Armazenar minerais como cálcio e fosfato e produzir células sangüíneas.
O esqueleto