Patologias de tecido cartilaginoso
O que é hérnia de disco?
Para melhor entendimento, saibamos que a palavra hérnia significa projeção ou saída de uma estrutura contida através de uma fissura ou orifício. O disco intervertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral cuja composição é de uma parte central chamada núcleo pulposo, de uma parte periférica chamada anel fibroso e de uma parte superior e inferior chamado placa terminal. Portanto, a hérnia de disco é o extravasamento do liquido pulposo através de uma fissura no anel fibroso.
Tipos de Hérnia de Disco
As hérnias de disco se distinguem em: * Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro. * Extrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contato do fragmento com o disco. * Seqüestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.
Sintomas
Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo estas dores se irradiar para outras partes do corpo. Quando a hérnia é na coluna cervical as dores se irradiam para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia de disco é lombar, as dores se irradiam para as pernas e pés, pode-se também sentir formigamentos e dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.
Causas da Hérnia de Disco
Muitas lesões da coluna vertebral são atribuídas ao desequilíbrio e desalinhamento desta estrutura, ou seja, a má postura. Fatores hereditários são os que mais provocam hérnia de disco, no entanto traumas de repetição no trabalho e no esporte, traumas direto, o fumo e a idade avançada também são motivos de lesões degenerativas. O sedentarismo é um fator determinante para dores nas costas oriundas da hérnia de disco. Entre fatores ocupacionais associados a um