Tecido conjuntivo e cartilaginoso
1 – Como se forma o edema e quais suas causas?
Resp.: Edema refere-se a um acúmulo anormal de líquido no compartimento extra-celular intersticial ou nas cavidades corporais devido ao aumento da a pressão hidrostática, diminuição da pressão coloidosmótica, aumento da permeabilidade vascular(inflamações) e diminuição da drenagem linfática. É constituído de uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma e sua composição varia conforme a causa do edema. Quando o líquido se acumula no corpo inteiro diz-se que é um edema generalizado. Podemos dizer que quando um edema se forma é sinal de doença, que pode ser cardíaca, hepática, desnutrição grave, hipotireoidismo, obstrução venosa e ou linfática, também existem edemas causados por drogas. Qualquer tipo de edema,em qualquer localização, diminui a velocidade de circulação do sangue e, por esse meio mecânico (pressão), prejudica a nutrição e a eficiência dos tecidos. O edema pode ser classificado também como: Edema comum, Linfedema e Mixedema.
2 – Quais as patologias relacionadas às alterações na síntese de colágeno descrevendo suas características histológicas.
Resp.: Já existem várias patologias relacionadas às alterações na síntese de colágeno, por exemplo,A síndrome de Ehler Danlos é um exemplo de produção diminuída do colágeno I. É um defeito hereditário de causas distintas. Pode ser um defeito na atividade do procolágeno peptidase na remoção das extremidades não-helicoidais do procolágeno, resultando na formação de fibrilas colágenas defeituosas como também uma mutação do gene que codifica a enzima lisil-hidroxilase, necessária para a modificação pós-transacional da lisina em hidroxilisina, resultando na diminuição da resistência da molécula de colágeno na síndrome.
No caso de quelóides é o resultado da produção excessiva de colágeno em cicatrizes.
3 – Quais as alterações histológicas envolvidas na Síndrome de Marfan?
Resp.: A Síndrome de Marfan, também conhecida como