Alavancagem financeira, operacional e total
A alavancagem operacional representa a capacidade de uma empresa em utilizar-se de variações nos custos fixos para aumentar o efeito da variação em vendas sobre o lucro operacional. A alavancagem operacional tem como ponto de partida o aumento das vendas, em contrapartida aos custos fixos. É determinada em função da relação existente entre as receitas operacionais e o LAJIR.
O efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido. Ele também está relacionado com os gastos fixos da empresa, gastos estes que poderão constituir risco para as atividades operacionais. A alavancagem operacional mede qual será a proporção deste risco.
O impacto da alavancagem operacional diminuirá na proporção do crescimento das vendas acima do ponto de equilíbrio, resultando assim num lucro maior. Caso a empresa possua uma elevada alavancagem operacional, existirá um risco maior devido aos gastos fixos que não serão reduzidos pela queda do volume de vendas.
Exemplo:
Duas empresas, A e B, que possuem o mesmo resultado operacional em dado momento, conforme dados abaixo:
A B
Receita de Vendas 100 100
Custo Variável (30) (70)
Marge de Contribuição 70 30
Custo Fixo (60) (20)
Lucro Operacional 10 10
Supondo que haja um aumento de 20% no volume de vendas das duas empresas:
A B
Receita de Vendas 120 120
Custo Variável (36) (84)
Margem de Contribuição 84 36
Custo Fixo (60) (20)
Lucro Operacional 24 16
Nota-se que a empresa A, por ter uma maior estrutura de custos fixos, passa a ter um lucro operacional maior com o aumento no volume de atividades.
>> Alavancagem Financeira
A alavancagem financeira, conforme Assaf Neto (2010) consiste em tomar recursos de terceiros a um determinado custo e investir esses recursos em sua atividade a uma taxa de retorno