Cenário econômico e microeconomia em guarapuava
Introdução
O Presente estudo tem por objetivo tecer considerações mesmo que breves sobre Cenários Econômicos, envolvendo o estudo sobre a situação da economia da região de Guarapuava, onde políticas, agentes, perfil e situações econômicas formam seu cenário atual. Com a captação e dados em fontes confiáveis, é possível realizar um estudo técnico informativo do perfil econômico de qualquer região, portanto em questão a de Guarapuava, facilitando assim a ciência da necessidade de inovação para que o desenvolvimento econômico se torne viável.
A Sustentabilidade sendo a meta mundial se faz social, ecológica e economicamente, sendo assim, de grande necessidade o estudo da econômica de cada região, para que possa encontrar os erros cometidos nos três setores da sustentabilidade, e retifica-los de modo que os números se alterem positivamente.
2 CONCEITOS DE ECONOMIA
Economia é a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços. O termo economia vem do grego para oikos (casa) e nomos (costume ou lei), daí "regras da casa (lar)". (Autor Anônimo).
A economia estuda o comportamento humano utilizando-se dos recursos disponíveis para satisfazer suas necessidades, sendo esta uma ciência social, que provem de informações para a melhora da vida das pessoas em uma sociedade, ao mesmo tempo participativa na solução dos problemas relacionados a agentes econômicos, e popoe a solução destes problemas da melhor forma possível.
Smith (1776) se referia à disciplina como economia política, mas esse termo foi gradualmente substituído por ciência econômica (economics) depois de 1870. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.
John Stuart Mill definiu a economia como "a ciência prática de produção e distribuição de riqueza"; esta foi a definição adotada pelo Concise Oxford