patologia
CURSO DE BIOMEDICINA
ANDRESSA DE OLIVEIRA ANDRADE
NATIELY RODRIGUES RUFATO
TÂNIA MARA DOS SANTOS
THAMIRIS ZERMIANI TONI
ATIVIDADE INTEGRADORA EM PATOLOGIA
CAMPO MOURÃO
2014
ANDRESSA DE OLIVEIRA ANDRADE
NATIELY RODRIGUES RUFATO
TÂNIA MARA DOS SANTOS
THAMIRIS ZERMIANI TONI
ATIVIDADE INTEGRADORA EM PATOLOGIA
Trabalho a ser apresentado à disciplina de Patologia, como requisito a obtenção de nota.
Prof° Nelson Lemos
CAMPO MOURÃO - PARANÁ
2014
1. Liste e explique as adaptações celulares que podem acontecer mediante alterações do meio.
Hiperplasia: é o aumento do numero de células em um órgão ou tecido (precisa ser capaz de divisão), resultando geralmente em aumento da massa. Embora a hiperplasia e hipertrofia sejam processos diferentes, frequentemente eles ocorrem juntos e podem ser induzidas pelos mesmos estímulos internos. A hiperplasia ocorre se uma população celular é capaz de se dividir aumentando o numero de células. A hiperplasia não é uma resposta adaptativa encontrada nos músculos esqueléticos e cardíacos ou em células nervosas, que constituem uma população celular incapaz de sofrer divisão celular.
Hipertrofia: é o aumento no tamanho das células, seguido de aumento da capacidade funcional. O aumento no tamanho da célula é desencadeado pela síntese elevada de componentes estruturais em associação com intensa atividade metabólica, levando a uma elevação dos níveis de RNA e organelas necessárias para a síntese proteica.
Metaplasia: geralmente ocorre em tecidos epiteliais, com o tempo e constante (as células se alteram). É a alteração do tipo celular comumente encontrado (diferenciação celular). Nos alvéolos pulmonares (ocorre a difusão, troca gasosa) em uma camada de células. A difusão ocorre melhor.
2. Compare detalhadamente os processos de necrose e apoptose.
A necrose a apoptose são dois processos de