Patologia da Madeira
ANALISE REALIZADA SOBRE AS PATOLOGIAS DAS CONSTRUÇÕES
FEITAS EM MADEIRA
Este Trabalho realizado sobre a Patologia da Madeira tem como objetivo estudar as principais patologias existentes nos edifícios que utilizam a madeira como um material construtivo, a fim de identificar os principais fatores que potencializam a sua deterioração, causando danos ao lenho que vai de insignificantes até a destruição total do mesmo.
1. A MADEIRA
A madeira é um material naturalmente resistente e leve, que é produzido a partir do tecido formado pelas plantas lenhosas com funções de sustentação mecânica. Ela oferece boa resistência á compressão e á tração, também é um material flexível e de fácil aquisição que é frequentemente utilizada para fins estruturais ou estéticos.
Segundo Costa (2001) a madeira é um produto do tecido xilemático dos vegetais superiores, localizado em geral no tronco e galhos das árvores, com células especializadas na sustentação e condução de seiva.
Figura 01. Seção de um tronco, mostrando as camadas
As células da madeira, que são denominadas de fibras, são como tubos de paredes finas alinhados na direção axial do tronco e colados entre si, e que explica a excelente relação resistência/peso da madeira, justificando a sua eficiência estrutural de acordo com a disposição e do volume da fibra.
A madeira é constituída principalmente por substâncias orgânicas, onde temos a celulose a principal delas, que constitui cerca de 50% da madeira, formando os filamentos que reforçam as paredes longitudinais, de hemicelulose que constitui cerca de 20% a 25% que envolve as macromoléculas e a lignina 20% a 30% que prove a rigidez e resistência á compressão.
2. A CONSTRUÇÃO EM MADEIRA
A madeira é um dos materiais mais antigos da história que vem sendo utilizado em construções de edificações, devido a suas excelentes propriedades construtivas e a farta quantidade sempre presente no mundo. Ela é de fácil extração e