Patologia em estruturas de madeira
Guarulhos
Agosto/2013
Objetivo
Este trabalho tem como objetivo estudar quais os fatores de degradação em estruturas de madeira, normas para produção de estruturas, e quais as ações preventivas e corretivas que devem ser aplicadas.
Introdução
A madeira, devido às suas características, tem sido um material desde sempre utilizado pelo homem com aplicações que vão dos objetos decorativos às grandes estruturas como pontes e pavilhões, passando pelo mobiliário, utensílios domésticos, máquinas de guerra, barcos e mesmo aviões. Os fatores que têm possibilitado a sua permanência como matéria-prima de eleição são muitos e variados, podendo destacar-se as inúmeras espécies, tamanhos, formas e cores, capazes de satisfazer praticamente qualquer gosto ou necessidade.
A madeira é um material orgânico sujeito à biodeterioração. No desenvolvimento do projeto de uma estrutura de madeira, é preciso assegurar uma durabilidade mínima compatível com sua finalidade e com o investimento a ser realizado.
Os componentes de uma construção de madeira podem estar expostos a diferentes classes de risco de biodeterioração em função dos organismos xilófagos presentes no local e das condições ambientais que possam favorecer o ataque.
Na execução das estruturas de madeira, devem ser empregadas espécies que apresentem boa resistência natural à biodeterioração ou que apresentem boa permeabilidade aos líquidos preservativos e que sejam submetidas a tratamentos preservativos adequados e seguros para as estruturas.
Maior estrutura de madeira do mundo
Metropol parasol
Metropol Parasol é uma construção de madeira na praça La Encarnación, na zona antiga de Sevilha, Espanha. Foi desenhado pelo arquiteto alemãoJürgen Mayer-Hermann e a sua construção terminou em abril de 2011. Tem 150 por 70 metros e uma altura aproximada de 26 metros. O edifício é conhecido