Pastoral Urbana
Exercício Capítulo 1
1) Começa através de pequenos vilarejos, progredindo mais tarde para o desenvolvimento urbano, bairros e especulação imobiliária. Na idade antiga; as cidades tinham uma acrópole (castelos para a segurança), depois isso sumiu e a segurança foi confiada aos muros, na idade média; as cidades eram uma entidade político administrativa como um agrupamento de casas.
2) São marcadas por pessoas de todas as partes, bem como de cidades vizinhas, que vão ao centro financeiro, para trabalharem diariamente. A maior parte das grandes cidades possui um centro financeiro, onde instituições financeiras, sedes de grandes companhias e shopping centers estão localizados.
3) O Brasil, inicia se processo de urbanização por volta dos século XIX, período da revolução industrial, foi necessário importar do campo, a mão de obra necessária e a atração exercida por melhores condições de vida, foram os principais fatores da urbanização.
4) Com a revolução industrial, quando poucas pessoas moravam nas cidades. Foi necessário importar o campo, da Zona Rural, a mão de obra necessária. Não havia um programa de habitação. Os trabalhadores tiveram de viver amontoados em lugares insalubres.
5) O processo migratório do campo para a cidade é a busca pela sobrevivência e o atendimento ás necessidades básicas, tais como: trabalho, moradia, educação e saúde. Mesmo estando presentes outros motivos como perda de familiares ou doença, o que emerge dos discursos como eixo central é o trabalho.
Pastoral Urbana
Exercício Capítulo 2
1) Minha Igreja localiza-se na Rua Vasco Coutinho, nº 89, Barra do Jucu, Vila Vela - ES.
2) Temos muitas influências dos Católicos e também dos Espíritas, no entanto os Evangélicos vêm ganhando espaço.
3) Meu bairro é bem tranqüilo, mas nos bairros que nos rodeiam existe grande violência, principalmente devido ao tráfico de drogas.
4) Com ação de levar aos moradores o conhecimento da plena verdade bíblica, como