Passos do processo psicodiagnóstico
Módulo V (Apostila Estácio) - Capítulo 11
Jurema Alcides Cunha
O processo do psicodiagnóstico é um processo científico que inicialmente o psicólogo precisa formular hipóteses , que surgem através de dados coletados para realizar questões precisas.
O ponto de partida é o encaminhamento , se é um encaminhamento , provovalmente não o faz com base numa pergunta vaga. Existem uma série questões específicas , fudamentas em observações ou informaçoes prévias , que as vezes vem no próprio encaminamento ou não devido ao sigilo profissional.
Através de um contato telefônico com o destinatário , algumas questões são reformuladas em termos psicológicos , o que dará um embasamento adequado para decisões que devem ser tomadas. Assim , os objetivos do psicodiagnóstico dependem das perguntas inicias. A partir dos dados do psicodiagnóstico , também seria possível atender aos objetivos de prognósstico e de prevenção.
Confirmadas as hipóteses , o prognóstico não foi considerado favorável , e foi recomendada uma psicoterapia de reforço do ego para o enfrentamento da situação. Sendo desde o inicio leventadas claras e funcionais serão levantadas perguntas complementares , que definem novos objetivos para o exame.
Contrato de trabalho
O psicodiagnóstico é um processo limitado no tempo. A duração de um psicodianóstico contitui uma estimativa do tempo em que se pode operacionalizar as tarefas implicítas pelo plano de avaliação , bem como completar as tarefas subsquentes até a comunicação dos resultados e recomendações pertinentes. O momento mais propício para o estabelecimento de um contrato de trabalho , porém , é variável , pois tanto depende da precisão das questões iniciais e dos objetivos , como da experiência do psicólogo.
O contrato de trabalho envolve um comprometimento de ambas as partes de cumprir obrigações formais , é mais desejável estabelecer o contrato , em termos definidos , depois de o psicólogo se