passos para o processo psicodiagnostico
classe média baixa. Se considerava a ovelha negra da família por ser irritado e desdenhoso em relação a seus pais. Reprovou 2 vezes na 7° série e foi expulso por mau comportamento e na adolescência ficou envolvido em problemas com autoridades. Seu pai, forçou-o a trabalhar em uma loja como um aprendiz. Suas relações foram sendo cada vez mais ressentidas.
Graduou-se psiquiatria. em
medicina
e
especializou-se
em
Foi analisado por Reich, Karen Horney, Fenichel e
Deutsch.
As principais influências intelectuais:
A psicanálise (Freud e Reich).
A psicologia da Gestalt (Kohler, Wertheimer, Lewin,
Goldstein) o existencialismo e a fenomenologia.
Psicanálise
Publicações: Ego, Hunger and Aggression como uma revisão da teoria psicanalítica.
Trabalho de Freud era limitado pela falta de ênfase na
visão holística do funcionamento do organismo, na qual indivíduo e meio são partes de um único campo em constante interação.
Perls dava ênfase ao material óbvio mais do que o
reprimido e ele acentuava a importância do exame da situação da pessoa no presente ao invés de causas passadas como sugeria Freud.
Nenhum instinto (sexo ou agressão) é básico, todas as necessidades são expressões diretas de instintos do organismo. Psicanálise
Perls dava ênfase na fuga da conscientização em vez
da resistência priorizada por Freud, ou seja para Perls o importante é a forma da fuga (como estou evitando a consciência e não o eu estou evitando).
Para Freud (tarefa mais importante é a liberação de
repressões, após a qual o trabalho e a assimillação ocorre naturalmente) e Perls discordava pois achava que to indivíduo pelo simples fato de existir, tem muito material de fácil acesso ao trabalho terapêutico, a tarefa importante e difícil é a de assimilação do próprio processo, o mastigar, o digerir e integrar os traços, hábitos, atitudes e modelos
de