passo a passo brasil alfabetizado
BRASIL ALFABETIZADO: O Programa Brasil Alfabetizado – PBA, traz algumas especificidades que o fazem, na nossa análise, a alternativa mais coerente e viável para a promoção da alfabetização de pessoas maiores de 15 anos. Vamos a um detalhamento do programa:
1. As turmas devem ser montadas com mínimo de 7 alunos e não precisam, necessariamente, de uma sala de aula em uma escola para funcionarem. Podem ser formadas turmas em escolas desativadas, salões comunitários, igrejas, fazendas, etc.
2. Os alfabetizadores precisam ter, apenas, Ensino Médio completo. Passarão por uma capacitação ministrada pela Secretaria Municipal de Educação (podem contar conosco para isso).
3. Nos modelos que implementamos em nossas cidades, os alfabetizadores ficam responsáveis por cadastrar os alunos. Isso, inclusive, é pré-condição para que sejam contratados. Isso cria um vínculo entre alfabetizadores e alunos, o que impede a evasão. Se os alunos evadirem-se, o alfabetizador perde o vínculo.
4. Os alfabetizadores podem receber 400,00 mês (se tiverem 7 alunos); ou 700,00 mês, se tiverem 14 alunos). Os valores serão pagos pelo MEC diretamente ao alfabetizador, através de um CARTÃO CIDADÃO. Caberá ao município apenas gerir o pagamento, autorizando ou não que os recursos sejam creditados para o alfabetizador (podem contar conosco para isso). O alfabetizador terá uma carga horária de 10h semanais
5. Para cada 5 turmas formadas, o município tem o direito de indicar um COORDENADOR. O Coordenador, que precisará ter um curso superior qualquer, terá uma bolsa de 800,00, paga pelo MEC, nos mesmos moldes do alfabetizador.
6. São público-alvo do programa todas as pessoas maiores de 15 anos que não tenham completado o 5.º ano, antiga 4.ª série.
7. O programa funciona em ciclo de 8 meses, ao fim dos quais pode-se aplicar uma prova de reclassificação e certificar-se os alunos, conforme aproveitamento. Alunos que não forem alfabetizados no primeiro ciclo podem