Teoria de Marketing
Introdução
Este capítulo tem como objetivo discutir o papel da teoria em marketing social, apresentando-nos um pouco mais sobre o marketing social e a importância deste. Discute-se também o valor da teoria anterior e como ela nos permite simplificar fenômenos complexos. O capítulo traz três importantes teorias que ajudam os comerciantes sociais de forma sistemática: 1º. Como é que o grupo-alvo se sente sobre o comportamento de uma determinada população (estágios Teoria da Mudança); 2º Que fatores sociais e contextuais influenciam esse posicionamento (Teoria Social Cognitiva e normas sociais); 3º Ofertas que pôde incentivá-los a mudar seu comportamento, ou sua posição para tornar o contexto social mais favorável à mudança (Teoria da Troca).
A intenção não é fornecer uma lista exaustiva de todas as teorias comerciantes sociais usadas, ou mesmo apontar para fazer reivindicações específicas para a escolha de teorias, mas ilustrar os benefícios potenciais da teoria social e como os comerciantes podem aproveitar esses benefícios.
Por que os Comerciantes se preocupam com a Mudança do Comportamento
O foco dos comerciantes em Comportamento do Consumidor é auto-explicativo, pois se as pessoas param de consumir os produtos e serviços, consequentemente eles (os empresários) saem dos negócios.
O ato de fumar; o estupro; a democracia, o vandalismo, aquecimento global, a gravidez na adolescência, o que eles têm em comum? Todos se tratam de questões sociais preocupantes e possuem relevante impacto no bem-estar, podendo se converter em questões de vida ou morte Além disso, as atitudes supramencionadas compartilham da característica básica de ser uma função humana, um comportamento.
Há 20 anos um estudo publicado no Journal of the American Medical Association (McGinnis e Foege , 1993 ) apontou que mais da metade da população dos países desenvolvidos morreriam prematuramente como resultado direto de escolhas de estilo de