Passo 3
1. Quais livros contábeis são obrigatórios segundo nossa legislação?
Os livros obrigatórios contábeis são o diário e razão.
• Diário: é obrigatório em todas as empresas, pois é para registar fatos contábeis precisamente em ordem dia, mês e ano.
• Razão: Em qualquer tipo de empresa, é um livro indispensável, ou seja, é um dos instrumentos mais para execução da Contabilidade. – Considerado obrigatório partir da lei 8.218/9 Art. 14 junto com a lei N° 8.383 Art 62.
2. Qual a importância e pertinência dos livros contábeis na gestão dos negócios em uma empresa? É necessário em todos os tipos de empresas como pequeno, médios e grande porte, é um dos instrumentos para ter controle do patrimônio da empresa e auxiliar na tomada de decisão, ou seja, oferece dados para controle econômico e financeiro evitando aborrecimento no futuro da empresa.
3. O que é o SPED?
Sistema Publico de Escrituração Digital: Tem como objetivo compartilhamento das informações fiscais e contábeis, melhorando o controle dos processos, fiscalizações e informações com dados com auditoria eletrônica.
4. É verdade que o projeto do SPED diminui o Custo Brasil? Como?
Sim, pois foi feito para reduzir os custos das empresas, facilitando as obrigações e reduzindo emissão de papeis, entre outros custos.
5. Qual a diferença entre o sistema antigo de contabilidade e o novo sistema de contabilidade por meio do SPED?
A diferença é que no sistema antigo tudo era feito manualmente e em papel impresso, e hoje é tudo eletronicamente tendo o acesso mais prático e rápido.
6. Quais os livros inclusos no novo sistema de contabilidade por meio do SPED?
Diário auxiliar, Razão auxiliar, Diário com Escrituração resumida, livro de balanços, balancetes, diários.
7. O que é necessário para que as empresas cumpram com as exigências e o envio de todos os arquivos do projeto SPED ao fisco?
8. As empresas precisam ter algum livro contábil de forma impressa em seu acervo ou