Biologia Meninges
Introdução 2
O que é Meningite? 3
Tipos 4
Causas 5
Bactérias 5
Vírus 7
Parasitas 7
Não-infecciosa 7
Sintomas 8
Manifestações 9
Complicações 10
Tratamento 11
Tratamento inicial 11
A meningite bacteriana 12
Antibióticos 12
Corticóides 13
A meningite viral 14
Meningite fúngica 14
Prevenção 15
Imunizações 15
Conclusão 17
Bibliografia 18
Introdução
O presente trabalho é sobre as doenças bacterianas, mais concretamente a Meningite.
Doenças bacterianas são doenças causadas por bactérias (organismos procariontes , com organizacao celular bastante simples). Exercem diversas funcoes ecológicas, produtores e decompositores, relacionando-se com outros organismos de forma harmónica e desarmónica.
Meningite é uma inflamação das meninges (cada uma das membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal), que são as membranas que envolvem o cérebro. Existem diversos tipos de meningite para cada um deles há causa e sintoma específico.
São objectivos deste trabalho mencionar o agente transmissor, tipos, causadoras, sintomas, manifestações, medidas profiláticas e tratamento da Meningite.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas entrevistas.
O que é Meningite?
Meningite é a inflamação das membranas que revestem o encéfalo e a medula espinhal, conhecidas colectivamente como meninges. A inflamação pode ser causada por infecções por vírus, bactérias ou outros microrganismos e, menos comummente, por certas drogas. A meningite pode pôr em risco a vida em função da proximidade da inflamação com órgãos nobres do sistema nervoso central e por isso essa condição é classificada como uma emergência médica. Meninges do sistema nervoso central.
Os sintomas mais comuns de meningite são forte dor de cabeça e rigidez de nuca associados à febre alta, confusão mental, alteração do nível de consciência, vómitos e a intolerância à luz (fotofobia) ou a sons altos (fonofobia). Algumas vezes, especialmente em crianças pequenas, somente sintomas