Microbiologia Ambiental
UNIDADE ACADÊMICA DE CIENCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL
CAMPUS DE POMBAL
MICROBIOLOGIA AMBIENTAL
Aluno (a): Maria Maiza Marques de Brito Matrícula: 912210078
Curso: Engenharia Ambiental
Professor (a): Adriana Lima
Disciplina: Microbiologia Ambiental
Atividade 1
Pombal-PB
29 de outubro de 201
Atividade
1. O que estuda a microbiologia?
É o ramo da biologia que estuda os microrganismos, incluindo eucariontes unicelulares e procariontes, como as bactérias, fungos e vírus. Atualmente, a maioria dos trabalhos em microbiologia é feita com métodos de bioquímica e genética. Também é relacionada com a patologia, já que muitos organismos são patogênicos.
Ao microbiologista também interessa estudar a sua distribuição natural, as relações recíprocas e com outros seres vivos nos quais provocam efeitos benéficos, indiferentes ou prejudiciais ao homem, outros animais e às plantas, bem como às alterações físicas e químicas que provocam no meio ambiente. à microbiologia básica interessa o estudo da morfologia seus arranjos e reações aos processos de coloração, fisiologia, metabolismo, genética, a caracterização e identificação dos microrganismos.
Quanto ao estudo dos diferentes tipos de microrganismos a microbiologia divide-se em Bacteriologia que estuda as bactérias, a Micologia que estuda os fungos, a Ficologia que estuda as algas e a Virologia que se dedica aos estudos dos elementos acelulares, os vírus e os príons. Com relação à aplicação da microbiologia esta ciência pode ser dividida em vários campos.
2. Por que o estudo da microbiologia é importante?
A microbiologia é uma área da Biologia que tem grande importância seja como ciência básica ou aplicada. Quando destacamos como ciências básicas podem incluir os estudos fisiológicos, bioquímicos e moleculares, denominada assim de microbiologia molecular. Quando consideramos como ciências aplicadas podem destacar os processos industriais, controle de