Sistema Nervoso Central Meninges SNP - Nervos e gânglios
Ciências Morfofuncionais II
Professor: Neto Mesquita
Alunos: Franciane, José Chaves e Wanderley Costa
Sistema Nervoso Central
Meninges
SNP - Nervos e gânglios
São Luís - MA
2014
Sistema Nervoso Central
Meninges
O que são as meninges?
As meninges são três delicadas membranas que revestem e protegem o sistema nervoso central. Consiste em três camadas: a dura-máter, a pia-máter e a aracnóide. A aracnóide e a pia-máter, que no embrião constituem um só folheto, são às vezes consideradas como uma só formação conhecida como a leptomeninge; e a dura-máter que é mais espessa é conhecida como paquimeninge.
A dura-máter, ao contrário das outras meninges, é ricamente inervada. Como o encéfalo não possui terminações nervosas sensitivas, toda ou qualquer sensibilidade intracraniana se localiza na dura-máter, que é responsável pela maioria das dores de cabeça.
A dura-máter
É uma grossa e dura membrana, próxima ao crânio. É a mais espessa e externa das meninges. Consiste de duas camadas: a camada periosteal (mais externa), que fica mais próxima à caixa craniana e é afixada aos ossos cranianos atuando como periósteo (porém sem função osteogênica) limitando a região cerebral; e a camada interna que fica mais próxima ao cérebro e continua com a medula espinhal.
A dura-máter contém grandes vasos sanguíneos que se dividem em capilares menores na pia-máter. Ela é composta de tecido fibroso denso e sua superfície interna é coberta por células achatadas, como as presentes nas superfícies da pia-máter e da aracnoide. A dura-máter é um saco que envolve a aracnoide e serve estrategicamente a diversas funções como atuar no combate aos ataques patológicos infectantes e doenças malignas. A dura-máter envolve e suporta os grandes canais venais (dural sinuses) levando o sangue do cérebro para o coração.
A aracnoide
O elemento central das meninges é a aracnoide, chamada assim devido à sua aparência similar a de