passo 1
Ensino e Aprendizagem
A educação no Brasil vem evoluindo ao longo do tempo socialmente e individualmente, fazendo uma ação, orientando condutas, normas, valores, crenças e costumes. Os dois sentidos, tem na educação aspectos formativo, uma convergência de adaptar os interesses de educação que ocupa no individuo e suas regras sociais, Walter Garcia (1975) diz que: “é necessário verificar em que medida um sistema de ensino coletivo pode, mantendo sua orientação marcadamente social, conservar em seu interior, elementos que permitam a solução dos problemas de adaptação individual. A convergência dos aspectos sociais e individuais talvez seja um dado fundamental ao qual os novos educadores devam dedicar maior atenção”.
Para tornar-se e ser um professor caminhos teóricos e práticos devem ser percorridos, pois quem aprende ensina e quem ensina aprende. Ter como base uma teoria de ensino que problematiza elaboração de plano, que busca um professor ético, que além de emitir opinião sobre ser cidadão e instruir de forma prática a busca por uma sociedade mais justa; livre e acima de tudo única, valorizando as diferenças, as variedades presente dentro e fora dos muros das escolas.
• A escola.
A escola é o lugar onde acontecem as comunicações de conhecimento, um espaço onde o professor tem uma aprendizagem de sua profissão; ele coloca em prática suas convicções, seu conhecimento da realidade e os pessoais, ali os professores trocam experiências vividas e acabam aprendendo mais sobre seu trabalho, a escola é o lugar onde cada professor pode se auto ajudar, fazendo criticas construtivas para o desemprenho de cada profissional. As escolas de educação infantil devem conhecer as fazes de desenvolvimento de seus alunos e estimular ao máximo seus conhecimentos.
Que ali sejam seus princípios e suas culturas formalizadas para o ensino, que não empreenda esforços para educar uma nova geração que ao longo do tempo vemos cada vez mais uma contemporânedade,