PASSO 1
1. CONCEITO DE VELOCIDADE INSTANTÂNEA Quando calculamos a velocidade média de um objeto ou partícula, associamos a velocidade a dois instantes de tempo, porém para calcular a velocidade instantânea é necessário aproximar bastante os valores dos dois instantes de tempo, sendo ∆t muito próximo de 0, possibilitando o cálculo da velocidade em apenas um instante de tempo, por isso dizemos que velocidade instantânea é um limite com ∆t tendendo a 0.
2. FUNÇÃO VELOCIDADE COMO DERIVADA DA FUNÇÃO ESPAÇO Veremos agora que a função velocidade (v) é originada da derivação matemática da função espaço (s), para o nosso exemplo iremos utilizar a função espaço de MUV (movimento uniformemente variado), ou seja aceleração constante e diferente de 0.
S= Sₒ + Vₒ.t + a.t²/2
No nosso exemplo os valores para Vₒ e aceleração serão 10 m/s e 10m/s² respectivamente:
S= 0 + 10.t + 10 + 10.t²/2
Derivando a função acima obtemos a função velocidade:
V= dS= 10 + 10t
Ou seja:
V= Vₒ + a.t
Note que a função espaço é uma função de 2° grau, e quando a derivamos obtemos uma função de 1° grau, chamada de função velocidade.
PASSO 2
1. TABELA DA POSIÇÃO EM FUNÇÃO DO TEMPO
Abaixo será exibida uma tabela com valores obtidos através da função espaço pelo tempo em um intervalo de 0 a 5 segundos, assim como o seu gráfico, utilizando os mesmos valores de Vₒ e aceleração do exemplo anterior (Vₒ=10 m/s e a=10m/s²):
Posição (m) Tempo (s) 0 0 15 1 40 2 75 3 120 4 175 5
Portanto a variação de posição para o intervalo dado foi de 175 metros.
1.1 TABAELA DA VELOCIDADE EM FUNÇÃO DO TEMPO
Abaixo será exibida uma tabela com valores obtidos através da função velocidade pelo tempo em intervalo de 0 a 5 segundos, assim como o seu gráfico, utilizando os