Passivo Ambiental
As atividades econômicas e seus efeitos sobre o meio ambiente são questões mundialmente discutidas. Para evitar, compensar ou minimizar seus impactos ambientais negativos, as atividades econômicas potencialmente poluidoras são atualmente objetos de legislações específicas, disciplinadores de procedimentos tecnológicos e operacionais capazes de eliminar ou reduzir poluentes.
Sabemos que as empresas que agridem o meio ambiente, muitas vezes não se preocupam em desenvolver um projeto para recuperar as áreas que estão sendo degradadas, por isto elas tem passivo ambiental.
O Passivo Ambiental são as obrigações que as empresas têm com a natureza e com a sociedade, quando geram impactos ambientais. Existem vários tipos de passivos ambientais, e podem estar presentes em qualquer ramo de negócio. Seu objetivo inicialmente foi punir empresas que agrediram o meio ambiente durante anos de atividade através de indenizações e multas para recuperação e áreas danificadas.
Atualmente o passivo ambiental é utilizado como medida preventiva para evitar impactos ambientais, o que na verdade ainda não ocorre, apenas conseguimos diminuí-lo. Acredito que esta é a função do passivo ambiental, diminuir impactos causados pelo crescimento econômico do país e das empresas, ao qual, se não existisse, com certeza as empresas não se importariam com o ambiente. Diversos ramos de atividade geram o passivo ambiental, por exemplo: vazamento de óleo no mar, ( acidentes em plataformas) e contaminação do solo ( vazamento de produtos químicos).
É muito importante a empresa estabelecer medidas de prevenção à poluição, investindo para evitar passivos ambientais, multas, processos, danos a imagem e perda de mercado. Estamos caminhando para uma época onde as empresas que saírem na frente em relação às variáveis ambientais, ganharão competitividade, mercados e lucro. Na prática, o passivo ambiental corresponde ao valor referente aos custos com a manipulação, tratamento de áreas