FICHAMENTO INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO PLT.
O DIREITO E AS CIÊNCIAS SOCIAIS
A partir da segunda metade do século XX, bastava para o jurista ter cultura geral compatível, conhecimento em Filosofia e História, só que desde então a Filosofia perdeu essa supremacia, e passou a ser uma das fontes do saber utilizadas pelo jurista. Estudar outras ciências se tornou fundamental para interpretação, aplicação e principalmente criação do direito. Pois o desconhecimento em outras ciências contribuiu muito para a perda do papel social do jurista até os anos 60.
Para que o jurista tenha uma visão atual do direito, destaca-se nas ciências sociais, a Sociologia, pois sem uma visão sociológica, não se pode formular, interpretar ou aplicar o direito sem tal conhecimento dessas ciências. A Sociologia estuda os fatos sociais, ora, até porque o direito é um fato social, aonde envolve diversos fatores como moral, religião, econômico, geográfico e etc. A Sociologia versa sobre os costumes e as normas sociais, uma vez que os costumes regulam o mercado juntamente com as normas jurídicas.
O estudo do fenômeno social da delinquência só é possível com o auxílio da Sociologia, principalmente “delinquência juvenil”, aonde reflete costumes, crise de afetividade, crise do mercado de trabalho e a crise da família. A história, ou seja, o conhecimento do passado é de grande utilidade para o jurista, por ser também o direito fenômeno histórico, que tem largo passado, ou seja, que tem história relacionada com fatos e acontecimentos históricos. A história fornece ao jurista fontes históricas do direito, porque o direito tem suas raízes no passado, dando a conhecer direitos antigos, erros cometidos pelos legisladores do passado e os bons e maus efeitos sociais das legislações antigas, apontando o caminho que hoje não se deve seguir. No estudo do direito encontramos o direito do passado e do futuro, o jurista não deixa de ser um historiador.
A Economia, ciência que tem por objeto a