passivo ambiental
Sabemos que o passivo é formado por todas as obrigações a pagar para terceiros, o passivo ambiental tem mesma função, com a diferença que essas obrigações são contraídas de forma voluntaria ou involuntária, que exigirão em um momento futuro entrega de ativos, prestação de serviços ou sacrifício de benefícios econômicos, ou seja, é um investimento que uma empresa deve fazer para que possa corrigir os impactos ambientais gerados em decorrência de suas atividades.
Ao longo da história podemos lembrar de alguns casos em empresas, que o passivo ambiental fez uma diferença significativa em seus balanços, pois as mesmas tiveram que pagar grandes quantias a título de indenização a terceiros, multas para que pudessem ser recuperado o que foi danificado.
Um exemplo é da Petrobras na década de 80, no qual a região de Cubatão – SP, foi seriamente afetada pelo vazamento de óleo, que ocasionou com a explosão de varias moradias, a empresa teve enormes gastos, para “tentar” reparar todos estes danos.
Alguns exemplos de passivos ambientais: obrigação de armazenar e dispor adequadamente os resíduos, de recuperar uma área degradada e de preservar, mesmo involuntariamente, uma reserva ecológica.
Abaixo alguns exemplos de passivos ambientais que se enquadram no plano de contas:
Financiamentos ambientais;
Multas por danos ambientais;
Indenizações por danos ambientais;
Impostos verdes;
Gastos ambientais a pagar;
Meio ambiente a recuperar;
Indenização por doenças causadas.
DESPESAS AMBIENTAIS
As despesas ambientais são os gastos aplicados direta ou indiretamente no sistema de gerenciamento ambiental do processo produtivo e em atividades ecológicas da empresa. Em outras palavras essas despesas ambientais são gastos efetuados pela empresa que tenham relação com o meio ambiente.
De acordo com o Ribeiro são considerados custos e despesas o valor dos insumos, mão-de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessárias ao processo de