COMPOSICAO QUIMICA DAS CELULAS
A água
O surgimento e a manutenção da vida no nosso planeta estão associados a água. A água é a substância mais abundante dentro e fora do corpo dos seres vivos e também é considerado o mais importante composto inorgânico que se tem conhecimento. A molécula denominada água é formada pelos elementos oxigênio e hidrogênio, para cada átomo de oxigênio há dois átomos de hidrogênio.
A fórmula química da água pode ser escrita da seguinte forma: H2O. Os átomos hidrogênio e oxigênio são dispostos de maneira a formar uma molécula tetraédrica ou seja, não linear (Figura 1). A ligação que ocorre entre o oxigênio e o hidrogênio é denominada de ponte de hidrogênio ou ligações de hidrogênio. É uma ligação extremamente forte e resistente, difícil de ser quebrada, pois a disposição dos átomos na molécula, estabelece uma zona positiva de um lado e uma zona negativa no lado oposto,por causa dessa atração entre cargas elétricas opostas, cada molécula de água tende a se unir a outras quatro (Figura 2).
A água atua como solvente natural para os íons e como meio para a dispersão coloidal da maior parte das macromoléculas. Além disso a água é indispensável para as, atividades metabólicas, uma vez que os processos fisiológicos ocorrem exclusivamente em meios aquosos. Nas células, a água se encontra em duas frações, uma livre e outra ligada. A água livre apresenta 95% da água total e é a parte usada principalmente como solvente para os solutos e como meio dispersante do sistema coloidal.
A água ligada representa somente 5% e é a fração que está unida frouxamente a outras moléculas, por meio de uniões não covalentes , corresponde, portanto, á água imobilizada no interior de macromoléculas.
02
ANEXOS
Figura 1
Figura 2
12
Sais Minerais
Os sais minerais são substâncias inorgânicas encontradas na forma de íons (sais dissolvidos em água). Representam cerca de 1% do total da