Composição química da célula
INTRODUÇÃO
O que são células?
São pequenas unidades preenchidas por uma solução aquosa de compostos químicos, delimitados por membranas. Podem criar cópias de si mesmas.
Observações das células
A descoberta das células só foi possível após a criação dos microscópio óptico. Células, moléculas e organelas puderam ser vistas. Posteriormente foram inventados os microscópios eletrônicos usando feixes de elétrons em vez de luz.
Bases macromoleculares da constituição celular
Macromoléculas são polímeros formados por monômeros. Se associam para a formação de complexos, sendo eles: lipoproteínas, glicoproteínas, preoteoglicanas, nucleoproteínas.
Na origem da evolução das células, alguns tipos de átomos foram selecionados para a constituição das biomoléculas. Diversos elementos encontram-se nos seres vivos em proporções muito diferentes das do meio físico, sendo 99% da massa das células composta por carbono, hidrogênio, oxigênio e azoto. O sódio, potássio, magnésio, cálcio, enxofre, fósforo e cloro representam entre 1 a 2% da massa total das células. Os restantes elementos surgem em quantidades inferiores a 0,01% e são, por isso, designados oligoelementos. A água é o mais abundante na célula, atingindo 95% da sua massa total, servindo de meio de dispersão para as restantes moléculas e ajudando na sua interação. Os compostos orgânicos não existem no meio físico, sendo chamados de biomoléculas ( glicídios, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos) que existem tanto nas procarióticas como nas eucarióticas. Características fundamentais e que definem as biomoléculas: têm grande dimensão e peso molecular, as macromoléculas; têm grande variedade. a sua estrutura é muito complexa mas formada por um reduzido número de unidades estruturais básicas, os polímeros de monômeros; formam estruturas altamente organizadas e com função