composição química da célula
Alunos:
FLORIANÓPOLIS
AGOSTO 2011 A matéria, tanto a que compõe os seres vivos com a que compõe as coisas inanimadas, é formada por partículas chamadas de átomos ou elementos químicos. Alguns exemplos são o hidrogênio, o oxigênio o carbono, o ferro, o urânio etc.
Na natureza, os átomos dos elementos químicos raramente se encontram isolados. Normalmente estão unidos por ligações químicas, dessa forma produzindo moléculas. Uma molécula pode ser formada por dois, três, dezenas, centenas ou mesmo milhares de átomos ligados. Se as moléculas de uma substância apresentam apenas um tipo de átomo, denomina-se substância simples; se apresentam diferentes tipos de átomos, denomina-se substância composta. Podemos citar o gás oxigênio presente no ar, é uma substância simples, pois suas moléculas são formadas por dois átomos do mesmo elemento químico, o oxigênio. E substância composta a água, pois suas moléculas compõem-se de dois átomos de hidrogênio e um de átomo de oxigênio.
Principais componentes inorgânicos das células
Diversas substâncias inorgânicas, entre elas a água e os sais minerais, são essenciais ao metabolismo dos seres vivos.
Água
Os seres vivos de modo geral são constituídos por grande quantidade de água. No caso de uma pessoa, mais de 70% do peso se deve a essa substância. Praticamente todas as reações químicas vitais precisam de um meio aquoso para ocorrer, assim, a água é fundamental para os seres vivos. Sua formula molecular é o H2O.
O estado líquido da água tem uma estrutura complexa e dinâmica, que envolve associação entre as moléculas. A forte e extensa ligação hidrogênio entre as moléculas produz um valor muito alto de certas propriedades físicas, tais como temperatura de ebulição, viscosidade, tensão superficial, calor específico, entre outros. A água, também, é um dos líquidos com a maior tensão superficial conhecida - que faz com que as gotas sejam