construtivismo de jean piaget
O construtivismo não é uma prática, um método, uma técnica de ensino, uma forma de aprendizagem, ou um projeto escolar, trata-se de uma teoria que nos permite ver a educação como um processo de construção de conhecimento, sendo que o compromisso da escola deve ser o de construir o novo, superando o arcaico, e não o de repetir interminavelmente o antigo.
Para PIAGET, os indivíduos constroem seu próprio conhecimento, sendo a aprendizagem um processo construtivo, por essa razão sua teoria ficou conhecida como, teoria epistemologia genética. Ele tinha uma grande curiosidade em saber as origens e os processos de formação do pensamento e do conhecimento da criança. Com isso ele se propôs a estudar o desenvolvimento do pensamento desde o nascimento até a maturidade. PIAGET tinha por pressuposto de que tanto os fatores hereditários, e maturacionais quanto o ambiente, tanto físico, quanto social, são importantes na constituição do sujeito, especialmente na influência sobre o desenvolvimento cognitivo. Com a maturação física vem a capacidade de agir sobre o ambiente e aprender com ele, a explorar, testar, observar e organizar as informações obtidas sobre o ambiente.
A teoria piagetiana apresenta-nos alguns princípios que são fundamentais ao entendimento de como o pensamento do individuo é organizado e modificado ao longo de sua vida, sendo a organização e a classificação duas tendências básicas do pensamento. Essas estruturas são sistemas organizados de ações de pensamento que permitem aos indivíduos representar mentalmente os objetivos, os eventos e os conceitos do mundo que os cerca, os esquemas podem ser simples ou complexos.
Uma criança de um ano de idade apresenta esquemas mais simples, podendo ser atribuído o esquema, (representação mental, estrutura cognitiva) de cachorro ( au-au) a todos os animais que possuem pelos e quatro patas. Conforme ele vai se desenvolvendo percebe-se que nem todos animais que possuem