passatempo
Após terem contribuído para a desintegração romana, os germânicos criaram vários reinos, que a maioria deles com pouca duração. No qual houveram muitas mudanças, entre eles em termos políticos-administrativos ocorreu um lento processo de integração de elementos romanos e germânicos, já em termos sociais resultou na formação de dois grupos bem diferenciados que estruturaram a sociedade: uma aristocracia rural e um campesinato. A igreja se fortalece se tornando proprietária de grandes terras.
2- Por que é possível afirmar que as sociedades germânicas eram fortemente militarizadas?
Porque era umas das principais formas de se obter poder, os senhores envolviam-se em guerras para aumentar suas terras e o seu poder.
3- Entre os séculos V e VI, o poder real dos reinos germânicos se enfraqueceu, em razão do esvaziamento das cidades e da ampliação do poder da nobreza rural. Enquanto isso, a Igreja católica tornava-se uma instituição poderosa. Explique como se realizaram essas transformações.
No processo de esvaziamento das cidades e da ampliação do poder da nobreza rural, a Igreja passou a acumular vastas extensões de terra e outros bens materiais. Ao contrario dos nobres, que tinham seus bens repartidos após a morte, devido ao direito de herança, as propriedades da Igreja não podiam ser divididas, pois não pertenciam aos religiosos e sim a instituição.
4- Qual foi o papel do reino Franco na consolidação do poder católico na Europa?
Devido o rei Clóvis ter se convertido ao cristianismo, aumentando consideravelmente seu poder. Com esse gesto abriu um caminho para uma sólida aliança entre a Igreja católica e o poder real, e isso foi significativo para ambos os lados. Por meio dele, a Igreja obteve o apoio de uma força política e militar capaz de