A técnica Phillips 66
Os procedimentos de ensino referem-se, as ações, técnicas, métodos e atividades que dizem respeito às formas de intervenção na sala de aula. A metodologia de ensino aplicada à educação básica obedece a características variadas fundamentalmente centradas na criança e no adolescente como clientela seleta.
Neste trabalho apresentamos a técnica PHILLIPS 6-6 que está relacionada com o processo de ensino aprendizagem, formando o elo resultante de ligação entre o professor e o aluno. Tendo em vista atingir os objetivos propostos.
É muito importante saber que não existe um procedimento de ensino fixo, único, que seja ótimo, ideal para qualquer tipo de aprendizagem. Os procedimentos de ensino referem-se às ações, portanto este trabalho constitui na contribuição desta técnica para a profissionalização docente.
1. CARACTERIZAÇÃO DA TÉCNICA – PHILLIPS 6-6
A DISCUSSÃO 6-6 ou PHILLIPS 6-6 consiste no fracionamento de um grupo numeroso em pequenos grupos a fim de facilitar a discussão. A denominação provém do fato de haver sido o método difundido por J.D. PHILLIPS, e por serem os pequenos grupos formados por seis pessoas que discutem o assunto durante seis minutos. Entretanto, essa característica não é rígida, podendo o grupo alterar tanto o número quanto o tempo, de acordo com a conveniência. A técnica permite a participação de todos os presentes, estimula a troca de ideias encoraja a divisão de trabalho e a responsabilidade, ajuda os membros a se libertarem de suas inibições e participação num debate.
1.1 - Como usar a técnica:
Esta técnica consiste na divisão da classe em grupos de seis alunos que discutem um assunto durante seis minutos. Serve para: coletar informações do grupo sobre necessidades, interesses, pontos de vista e sugestões que podem ser usadas no planejamento do ensino; mobilizar o grupo para a participação, desde o início do trabalho;