Passatempo
FACULDADE DE ENGENHARIA E ARQUITETURA - FEA
MARKETING / PRO
Trabalho acadêmico
Maria Carmen Barbi Martins
Belo Horizonte
2011
Maria Carmen Barbi Martins
Marketing / PRO
Trabalho acadêmico
Belo Horizonte
2010
1. Escolha do segmento de produto e justificativa.
O segmento de varejo escolhido é o de biscoitos doces recheados, mais precisamente da marca Passatempo. Dentro do mercado de biscoitos, essa marca ganhou destaque e se tornou um verdadeiro clássico. A qualidade do alimento, o sabor diferenciado e o conceito da campanha são fatores que fizeram o público alvo ultrapassar a faixa etária infantil, atingindo também jovens e adultos.
O biscoito Passatempo, da marca Nestlé, surgiu em 1993 ao substituir o biscoito de leite Divertidos. Desde então, a marca cresceu no mercado e foi se desenvolvendo e aprimorando; hoje são encontradas várias versões do biscoito Passatempo – recheado, ao leite e de bolso, nos mais diversos sabores.
2. Desconstrução do produto (inédito do Brasil).
A marca Passatempo se consagrou entre o público infantil ao longo dos anos, e está entre as favoritas no mercado de biscoitos recheados. Analisando o produto, a embalagem e a identidade visual, fica nítido o cuidado que a marca tem ao representar o conceito do biscoito – Passatempo, brincadeira, descontração, biscoito gostoso, etc. Tanta atenção se reflete em todos os segmentos do produto. Os sabores do biscoito são voltados para o gosto infantil em geral, e o formato geométrico elementar (quadrado ou retângulo) possui desenhos coloridos nas faces (animais, letras, números: ícones infantis).
A embalagem varia de acordo com o sabor, mas segue um padrão de cores vivas elementares, como azul, verde, amarelo e vermelho; a tipografia utilizada nas informações do conteúdo é uma letra de forma, acompanhada de algum animal caricatural (elefante, onça, jacaré, etc). A frase que