Passagens aéreas baratas
PASSAGEM DO BRASIL PARA A EUROPA
Não adianta bater pé. Dificilmente você vai conseguir alguma passagem ida e volta muito mais barata que 900 ou 1000 dólares. Há promoções e vale a pena ficar de olho nelas, mas a variação de preços nas viagens intercontinentais é muito menor que nos voos dentro da Europa.
Decidir as datas de início e fim da viagem são o primeiro passo de qualquer preparativo. No caso do Gustavo, a passagem de Porto Alegre para Dublin foi comprada com cerca de dois meses e meio de antecedência.
Há duas maneiras válidas de pesquisar: consultar o bom e velho agente de viagens ou olhar na internet.
Para pesquisar passagens de longa distância, recomendamos sites tradicionais:
Expedia Travelocity Momondo Kayak
Depois de usar esses sites para ter uma ideia de qual companhia está praticando os melhores preços naquela data, para o destino desejado, vale também entrar direto no site da empresa e tentar comprar por lá, onde teoricamente os custos são menores.
No nosso caso, comprar com um agente de viagens se mostrou mais fácil e mais barato. Gustavo voou Tam até São Paulo e Ibéria, entre São Paulo e Madri e depois para Dublin.
PASSAGENS BARATAS DENTRO DA EUROPA
Se você acha que as eventuais promoções da Gol e da Azul, aqui no Brasil, são interessantes, espere para ver as companhias aéreas “low budget” de verdade! Na Europa, passagem pelo equivalente a 50 ou 60 reais não é promoção. É rotina. O segredo é comprar com muita antecedência. Três ou quatro meses de antecipação são o ideal.
O esquema funciona mais ou menos assim: os dez primeiros assentos de cada voo são vendidos extremamente baratos. Do décimo primeiro ao vigésimo é um pouquinho mais caro. Do vigésimo primeiro ao quadragésimo já fica menos em conta, e assim por diante. Quem deixar