O jeitinho Gol de voar
O jeitinho GOL de voar
1) Qual é a estratégia de negocio que a GOL utilizou para entrar no setor de aviação comercial no Brasil? Quais eram suas principais vantagens competitivas?
A estratégia se encaixava no conceito low cost, low fare (baixo custo, baixa tarifa), que baseava-se em cinco princípios: 1- Só realizar voos domésticos; 2- Aumentar a produtividade por avião, diminuindo o tempo que os aparelhos permanecem no solo; 4- Ter uma frota homogênea e econômica, reduzindo despesas com manutenção e combustível; 5- Utilizar aeroportos regionais médios, onde as taxas cobradas das empresas são menores. As principais vantagens diante das empresas concorrentes eram o menor gasto com manutenção, uso de aviões modernos e econômicos, serviço de bordo simplificado e o modelo comercial onde as passagens e o check-in são informatizados, essas diferenças reduzem os gastos da GOL, o que resulta em passagens aéreas mais baratas e maior lucro.
2) Quais lhe parecem ser a missão e a visão da GOL? Você acha que elas mudaram ao longo dos anos?
A GOL visava atender as classes mais baixas que estavam dispostas a voar, que abrem mão de luxo e regalias nas aeronaves. A empresa oferecia preços mais baixos que as concorrentes. Com o tempo os planos da empresa sofreram mudanças, a compra da Varig e da Webjet mostra isso, os constantes movimentos de reequilíbrio de forças fizeram que a GOL mudasse suas estratégias.
3) A aquisição da Varig parece significar uma mudança na estratégia da GOL. Você concorda com essa afirmação?
Sim, a compra da Varig marcou o inicio da estratégia de internacionalização da GOL, expandindo seu modelo de negócios pela América Latina.
4) Alguns analistas afirmam que, com o passar do tempo a GOL e a TAM ficaram muito parecidas. Concorda com essa afirmação? Qual é a perspectiva da GOL para os próximos anos?
A compra da Varig e da Webjet, as mudanças ao longo do tempo, a dimensão adquirida que afastou a GOL de ser uma verdadeira companhia de