relatorio de fisica medidas fisicas
FACULDADE DE TECNOLOGIA – FT
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
MEDIDAS FÍSICAS
ÍTALO ROSSELINI FERREIRA DA SILVA
LUCAS ANDREY DOS SANTOS
PROFESSOR: OLEG BALEV
ENGENHARIA ELÉTRICA
AULA: 14/06/2012
EXPERIMENTO: 14/06/2012
ENTREGA: 21/06/2012
MANAUS – 2012
INTRODUÇÃO
O relatório em questão tem como objetivo apresentar medidas físicas, seus erros e seus desvios por meio dos seguintes instrumentos: régua milimetrada e paquímetro. Cada instrumento possui sua precisão e, de acordo com a visão do experimentador, resultados diferentes podem ser obtidos, assim como seus respectivos erros e desvios. Em outras palavras, medir apenas uma só vez não garante que o valor absoluto seja encontrado, necessita-se de observações, de análises profundas com base em diversos resultados, contribuindo, dessa forma, para melhor compreensão das grandezas físicas.
PARTE TEÓRICA
Erros, Desvios e Incertezas
Algarismos significativos: aprender a medir resulta no valor de uma grandeza física. É de extrema importância saber distinguir o valor efetivamente obtido no processo de medição, não se baseando em processos de cálculo ou, até mesmo, de arredondamentos. Dessa forma, dado o resultado de uma medição, os algarismos significativos são todos aqueles contados, da esquerda para a direita, a partir do primeiro algarismo diferente de zero.
Vamos analisar os seguintes exemplos:
1. 45,30cm -> possui quatro algarismos significativos
2. 0,0595m -> possui três algarismos significativos
3. 0,0450kg -> possui três algarismos significativos
Algarismo correto e algarismo duvidoso: imaginemos que você está efetuando a medição de um segmento de reta, utilizando para isso uma régua graduada em centímetros.
Você observa que o segmento de reta tem um pouco mais de vinte e quatro centímetros e menos que vinte e cinco centímetros.
Então, você estima o valor desse "pouco" que ultrapassa vinte e