Filosofia e o mito da caverna
Filosofia é uma palavra grega composta de philo e sophia, que significa amor à sabedoria. A filosofia surgiu no final do século VII a.C e início do séc. VI a.C, nas côlonias gregas da Ásia menor, na cidade de Mileto. O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Os primeiro filósofos se ocupavam com o conhecimento racional do mundo ordenado e organizado (o cosmo,por isso ''cosmologia'') O ser humano sempre buscou explicações para o que lhe é desconhecido. Antes da filosofia os mitos dava explicações suficientes para suas perguntas, em especial sobre às perguntas sobre a origem das coisas (origem dos astros, da terra, da água, dos ventos, do bem, do mal, da morte...). O mito era uma narrativa sobre a origem de alguma coisa. Essa narrativa era feita pelo poeta-rapsodo, alguém iluminado pelos deuses, que viu as coisas acontecerem, por isso acreditavam nele sem questionar, embora a narrativa fosse muitas vezes contraditória. Aos poucos os mitos se tornaram insuficientes para explicar a realidade e foi dando o lugar para a filosofia.
Condições históricas para o surgimento da filosofia:
Viagens marítima: os gregos perceberam que nos lugares conquistados haviam pessoas iguais a eles e não monstros e criaturas fabulosas como contavam os mitos.
Invenção do calendário,da moeda e da escrita alfabética: exigiu um grau de abstração.
O surgimento da vida urbana: desenvolvimento do comércio, patrocínio das artes, das técnicas e dos conhecimentos, favorecendo o surgimento da filosofia.
Sócrates-(Atenas,469 a.C – 399 a.C) Andava pelas ruas de Atenas fazendo perguntas aos atenienses: ''o que é?...''
Os atenienses achavam que sabiam o que era a justiça. Sócrates lhe fazia perguntas de modo que embaraçados e confusos, chegavam à conclusão que não sabiam o que era justiça. Foi condenado à morte acusado de preverter a juventude e