Filosofia Da Educa O Matrix E O Mito Da Caverna
Toda a construção de estrutura para explicar os fenômenos naturais e não naturais surge do pensamento filosófico.
Com os gregos surge a idéia de buscar explicação aos fenômenos naturas. Os Deuses da época. A partir da racionalidade surge um conjunto de idéias e a criação de princípios que iram nortear nossa estrutura mental até então cheia de imaginação para o contexto de deuses e não de uma vida real.
Sócrates um dos maiores filósofos gregos em seus ensinamentos usava da ironia (não usar sentido figurado da palavra) criando a critica, a verdades estabelecidas no período para criar novas verdades levando seus discípulos a novos saberes.
Platão com o mito da caverna nos traz a forma de pensar do homem, pois ali esta o medo do mesmo em ver o novo em descobrir outras tendências que no caos do cotidiano o homem não o vê e deixa passar. Levando-nos a uma alienação de idéias.
No filme matrix tem muito bem representado o Mito da caverna de Platão. Neo preso dentro da caverna onde a realidade não se transforma e não há criação de novos ideais e princípios, mas Morfeu traz à Neo a escolha de sair daquela realidade e descobrir o que realmente é verdade, mas sabemos que a verdade e subjetiva e não existe verdade absoluta, assim Neo tem uma nova visão da realidade vendo que o que parecia verdade não passava de um grande sonho e vê com seus próprios olhos a verdade e como é a realidade, como foi feito no mito quando o menino sai da caverna a que está preso dentro de seus próprios sonhos e medos. Sair da caverna tem uma visão que o leva a enxergar que seus saberes eram restritos e que não passava de medos e pressupostos de idéias antigos que os mantinham dentro da caverna.
A Matrix é um controle, um mundo de sonhos gerado por computador, ou seja, feito para nos controlar. Quando se fala em filosofia, muitos estudiosos comentam da semelhanças, que podem ser realizadas entre o filme ‘Matrix’ e o ‘Mito da Caverna’, sendo que as similaridades se iniciam