Relatório Física Experimental - Medidas Físicas
O experimento teve como objetivo a aprendizagem do manuseio da régua, paquímetro, micrômetro e balança de precisão e a aplicação da Teoria de Erros e Algarismos Significativos.
2. Resumo
Utilizando a régua milimetrada, paquímetro e micrômetro, foram medidas as dimensões de uma esfera metálica, um cilindro e uma haste de alumínio. Com o auxilio de uma balança de precisão medido a massa do cilindro e da esfera metálica. Nas medidas adquiridas na medição foram aplicadas a Teoria de Erros, para prática dos discentes com os instrumentos e aprendizagem dos conceitos teóricos.
3. Introdução Teórica.
3.1 Nônio/Vernier
Primeiramente, vamos explicar a escala secundária que torna os instrumentos que vamos utilizar (paquímetro e micrometro) mais precisa que outros tidos como “comuns”, como uma régua milimetrada, por exemplo.
O Nônio(Nonius) foi criado por Pedro Nunes (Petrus Nonius em latim, daí o nome.) para melhorar a precisão dos instrumentos [4].
O conceito do nônio foi modificado por Pierre Vernier, para ser usado em instrumentos de metrologia. Por conta disso, o nônio recebeu também o nome de vernier [5].
O nônio é uma escada graduada em mm( ou graus), que desliza sobre outra escala. O nônio fraciona essa escala, possibilitando ler uma parcela da escala primária [5]. No caso do paquímetro, que tem sua escala principal em cm, torna sua precisão em mm. No caso do micrometro, que já tem sua escala principal em mm, torna sua precisao em mim(micrometro 10-6).
3.2 Paquímetro
Paquímetro é uma palavra que vem do grego paqui significa espessura [2]. É um instrumento de medição de dimensões lineares com precisão que varia de 1/10 a 1/50 de mm [1]. Essa precisão se deve à escala auxiliar que o paquímetro possui, chamada nônio ou vernier [4][5].
IMAGEM PAQUÍMETRO
A marca do paquímetro utilizado no experimento é Mitutoyo [3].
Modo de Uso [1]
O Paquímetro é utilizado para quatro tipos de medições: interna, externa, de ressalto