relatorio de fisica - erros e medidas
Nosso estudo no laboratório terá como objetivo demonstrar que em qualquer medição feita, sempre haverá um erro. Nesse estudo específico, o nosso erro foi baseado em relação a uma peça de madeira, medida com três instrumentos diferentes: trena, paquímetro e micrômetro. Antes de começarmos a realizar as medições, primeiro teremos que aprender a manusear estes instrumentos e depois disso, saber avaliar em qual instrumento a precisão é maior, ou seja, o erro é menor. Tudo será feito na unidade de “cm”.
INTRODUÇÃO: Em toda medição, quantos mais repetições houver mais facilmente se encontrará o seu desvio e erro. Antes de iniciarmos, traremos alguns conceitos para facilitar o entendimento da tarefa:
1. Erro: é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e o valor real ou correto da mesma;
2. Desvio: é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e um valor adotado que mais se aproxima do valor real. De acordo com Nussenzveig (2002:07) “O método mais simples de medir uma grandeza física é através da comparação direta com um padrão de medida adotada como unidade”. Com isso, serão feitas algumas medições em laboratório adotando-se o padrão C-G-S (centímetro-grama-segundo) para todos os valores encontrados. Serão utilizados os seguintes instrumentos: trena, paquímetro e micrometro. Por mais cuidado que possamos ter ao realizar as medições, nunca será possível chegarmos a uma medida exata. Realizaremos neste relatório a comprovação de como mensurar e trabalhar com o erro para que o mesmo se torne um valor tolerável no projeto.
RELAÇÃO DE MATERIAIS:
1. Trena;
2. Paquímetro;
3. Micrometro;
4. Apostila com campo para anotações das medidas e teorias relacionadas com o assunto;
5. Caneta, lápis e borracha (para as anotações);
6. Peça de madeira de forma retangular:
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
1. Cada aluno deverá medir as