Relatório de Física: Determinação de Medidas e Erros
UNIFAL
Relatório de Física
Experimental I
Prática I – Medidas: Determinação e Tratamentos de Erro
Nomes: Amanda Gouveia
Ana Luiza Arêas
Carolina Noronha Codignolle
Hariel Nemamiah
Curso: Biotecnologia 2014/1 Turma 1 – Grupo 1B
Alfenas – MG
30/04/2014
analuuareas@gmail.com
Introdução
A “Prática I” teve o intuito de avaliar os equipamentos de medição, comparar objetos disponíveis para medir e analisar suas diferenças e erros de leitura. Foram medidos um paralelepípedo e um cilindro, para isso, utilizou-se uma régua e um paquímetro. Por fim, mediu-se cada grandeza física através da comparação com um padrão.
Objetivo
O objetivo do experimento foi comparar as medidas feitas por dois instrumentos de medição e seus respectivos erros. As medidas do cilindro e da paralelepípedo deveriam ser feitas com uma régua e um paquímetro. Após aferir as medidas, deveríamos calcular o volume, a densidade e os erros dos objetos.
Introdução Teórica
Medidas são formas de comparar diferentes objetos adotando-se uma mesma unidade padrão. Nos dias atuais, existe o Sistema
Internacional, um conjunto sistematizado e padronizado de definições para unidades de medida, utilizado em quase todo o mundo moderno, que visa a uniformizar e facilitar as medições e as relações internacionais daí decorrentes.
Como exemplo tem-se: segundo, metro, quilograma, ampére, kelvin, mol, candela.
Ao representar uma grandeza escalar necessitamos especificar ao
menos três itens: a quantidade (um número), uma unidade
(padrão) e a confiabilidade de valor declarado (a imprecisão a ela associada). Devemos lembrar também de que medidas perfeitas e instrumentos perfeitos não existem, sendo necessário adicionar as medidas seus possíveis erros e medidas.
Medidas de uma grandeza:
Medidas diretas -> leitura de uma medida com o auxílio de um instrumento, como o comprimento (fita métrica), corrente elétrica (amperímetro), etc.
Medidas