Relatorio física experimental medidas e erros
Data: 07/11/2012 e 21/11/2012
Grupo nº: 11
Membros Efetivos:
Emiliano Costa Gomes – 12/0116278
Isabela Ribeiro Fontes – 12/0121018
Mathur Benedeti Mendes – 12/0130131
Objetivos
• Determinar a densidade de uma placa com um furo circular no centro
Introdução Teórica
Uma medida é o resultado do ato de medir. Elas são baseadas em aspectos quantitativos e devem ser registradas com o máximo de algarismos significativos possíveis para, assim, evitar uma discrepância durante a realização de um experimento. Toda medida deve ser expressa com seu grau de confiabilidade ou grau de incerteza. Sendo assim escrita:
X = Xmédio ± ΔX , sendo: Xmédio: Média aritmética dos valores medidos ΔX: Erro experimental
O erro experimental é calculado com a soma dos erros instrumental e aleatório. Para saber o erro instrumental é necessário consultar o instrumento utilizado para realizar a medida, caso este seja analógico é a metade da menor medida do instrumento, caso seja digital, ele é a própria precisão do instrumento. Já o erro aleatório é calculado com o desvio padrão da média:
Para calcular a densidade, utilizamos uma medida indireta, pois é preciso dividir duas medidas diretas. Para isso, realizamos uma operação com as melhores estimativas das grandezas medidas. E o erro dessa medida é obtido pela regra de propagação de erro. Na adição e subtração:
Δ(X + Y) = ΔX + ΔY e Δ(X-Y) = ΔX + ΔY Na multiplicação e divisão:
A = X.Y ou A = X/Y e ΔA= A ( ΔX/X + ΔY/Y )
Uma das formas de avaliar a precisão de medida é através do calculo do erro relativo. Ele é expresso como:
E =│ΔX│/ X E sua forma percentual como:
E% = (│ΔX│/ X).100%
Densidade (ρ) é uma propriedade específica de cada material para identificar uma substância. Ela é a relação entre massa (m) e volume (v) de determinado material. Assim, matematicamente, a densidade é expressa como: ρ =
Para calculá-la, é necessário saber o volume e a massa do