Relatório de física - medidas e erros
Este experimento tem por objetivo os seguintes itens:
* Conhecer um paquímetro; * Medir as arestas de um bloco de alumínio; * A partir das medidas efetuadas discutir erros e medidas; * Determinar a propagação de erros, utilizando os valores encontrados. * Encontrar a densidade da peça;
2.0 – EXPERIMENTO
O experimento foi realizado no dia 29/09/2011 no período das 20h00min às 21h30min com a participação de 08 alunos do curso e engenharia.
Primeiramente foi discutido sobre a utilização do paquímetro, pois alguns dos participantes não dominavam seu uso, em segui partiu-se para a tomada de medidas e posterior anotação dos resultados. Por último foram analisados os dados onde se discutiu possíveis erros e calculou-se grandezas físicas dos blocos como, por exemplo, sua densidade.
2.1 – PAQUÍMETRO
O paquímetro é um instrumento usado para medir as dimensões lineares internas, externas e de profundidade de uma peça. Consta de uma régua e de um vernier (ou nônio).
O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. O nónio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
1: encostos,
2: orelhas,
3: haste de profundidade,
4: escala inferior (graduada em mm),
5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm),
7: nônio ou vernier superior (polegada),
8: trava.
2.1.1 – LEITURA DA MEDIDA
1. Posicione o bico móvel de forma tal que a peça a ser medida se adapte com folga entre os encostos (medida externa) ou entre as orelhas (medida interna) ou entre a haste de profundidade e a escala fixa (medida de profundidade)
2. Mova as partes móveis com o polegar atuando no impulsor até que a parte móvel (encosto, orelha ou haste) encoste suavemente na peça.
3. Leia na escala fixa o número de milímetros inteiros (à