Biólogo
• A primeira fase constituída em necessidades fisiológicas como, alimentação, dormir, reprodução entre outras.
• A segunda fase é relacionada à segurança como, proteção e bem estar.
• Terceira etapa refere-se ao status, reconhecimento e admiração.
• A quarta fala sobre autoestima, autoconfiança do individuo acreditar em si e reconhecer que é bom naquilo que faz e obter orgulho sobre suas atividades.
• Quinta e ultima fala sobre a autorrealização alcançar seus projetos, planos, e sonhos. Realizar tudo aquilo que foi buscado durante um longo ou curto período de tempo, se sentir bem por tudo que lhe foi conquistado.
A pirâmide relata as carências que todo o ser humano tem, a necessidade que nos faz buscar melhorar nosso desempenho durante os dias, nos instiga a querer adquirir conhecimento, habilidades e agilidade em nossas atividades.
As necessidades resultam da pesquisa feita por Maslow, sobre nossas metas e porque a desejamos, com isto concluiu que as necessidades demonstradas no gráfico abaixo resultam em cada momento que o ser humano procura alcançar em sua vida e suas necessidades pelas quais chegará à satisfação.
Segundo Maslow (1970), “satisfazer a necessidade de autoestima conduz a sentimentos de autoconfiança, valor, força, capacidade e adequação, de ser útil e necessário no mundo”.
Pode-se de dizer então que a necessidade da autoestima é fator de extrema importância tanto para o colaborador quando para a empresa, pois tendo essa necessidade suprida terá ele mais disposição e satisfação no dia a dia para realizar suas tarefas e metas, refletindo assim no seu desempenho produtivo também dentro da empresa. A seguir um exemplo da pirâmide de Maslow,