pasp
1° Para remover o lixo existem grades, que removem os sólidos, como plásticos e panos.
2° Bombas submersas elevam o esgoto até o tratamento. Os volumes são medidos na saída da Elevatória.
3° Retira a areia trazida com o esgoto, por decantação.
4° O tratamento biológico é um processo natural, onde bactérias degradam a matéria orgânica existente no esgoto. As bactérias se aglutinam em flocos biológicos, que necessitam de muito oxigênio e de agitação para ficarem suspensos na água. O oxigênio e a agitação são fornecidos por milhares de “chuveiros” que ficam no fundo das lagoas e sopram minúsculas bolhas de ar.
5° Estas lagoas não têm agitação, e com isto os flocos biológicos sedimentam, formando o lodo de esgoto. O esgoto tratado, sem os flocos biológicos e sem a maior parte da poluição com que chegou à ETEJ, pode ser lançado no Rio Jundiaí sem causar danos ao meio ambiente.
6° O lodo de esgoto depositado no fundo das Lagoas de Decantação é dragado e desidratado por centrifugação.
7° O lodo de esgoto desidratado é misturado a diversos materiais orgânicos para ser tratado através de compostagem termofílica, resultando em fertilizante.
http://saneamento.com.br/portal/tratamento-de-esgoto/fluxograma
Tratamento de Água
1 – Captação, a água passa por um sistema de grades que impede a entrada de elementos macroscópicos grosseiros (animais mortos, folhas, etc.) no sistema. Parte das partículas está em suspensão fina, em estado coloidal ou em solução, e por ter dimensões muito reduzidas (como a argila, por exemplo), não se depositam, dificultando a remoção.
2 – Coagulação, visa aglomerar essas partículas, aumentando o seu volume e peso, permitindo que a gravidade possa agir. Isso é feito, geralmente, através da adição de cal