PASCAL MAQUINAS HIDR ULICAS
As máquinas hidráulicas são instrumentos capazes de multiplicar forças que estão presentes em nosso cotidiano. Elas estão nos shopping centers, nos veículos automotivos e nos postos de gasolina, por exemplo pascal O princípio físico que se emprega aos elevadores hidráulicos, freios de carros e macacos hidráulicos foi descoberto por Pascal. O enunciado do princípio de Pascal diz que:
O acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.
Um exemplo simples de se compreender são as prensas hidráulicas.
Nas prensas hidráulicas em geral, sistemas multiplicadores de força, o ar comprimido, empurrando o óleo no tubo estreito, produz um acréscimo de pressão (p), que pelo princípio de Pascal, se transmite integralmente para o tubo largo, onde se encontra o automóvel.
Sendo p1 = p2 e lembrando que p = F/A , escrevemos:
F1/A1 = F2/A2
Como A2 > A1 , temos F2 > F1 , ou seja, a intensidade da força é diretamente proporcional à área do tubo. A prensa hidráulica é uma máquina que multiplica a força aplicada.
Por outro lado, admitindo-se que não existam perdas na máquina, o trabalho motor realizado pela força do ar comprimido é igual ao trabalho resistente realizado pelo peso do automóvel. Desse modo, os deslocamentos – o do automóvel e o do nível do óleo – são inversamente proporcionais às áreas dos tubos: t 1 = t 2 --> F1d1 = F2d2
Mas na prensa hidráulica ocorre o seguinte:
Comparando-se com a expressão anterior, obtemos: d2/d1 = A1/A2