Partida de motores
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
CAMPUS PALMAS
GERENCIA DO ENSINO PROFISSIONAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
COORDENAÇÃO DE ENSINO PROFISSIONAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO
Atividades Referente ao assunto
Partida de motores elétricos trifásicos
Trabalho apresentado ao Prof. Humberto da disciplina de Automação Industrial, 3º bimestre/3ª série/2014, pelo estudante José Vinícius B. Diniz.
Palmas-TO
2014
Ligação de força.
A partida direta de motores elétricos trifásicos pode ser considerada o melhor recurso para pando se deseja ter o desempenho máximo de um motor.
Aplicação
Podemos aplicar tal sistema apenas quando se obedece algumas restrições: Motores com potência máxima de 7,5 CV, corrente inferior a da rede, a instalação elétrica deve ser capaz de conduzir a corrente de partida e a corrente nomina e os motores devem partir sem carga.
Diagrama de forças.
Fonte:http://docente.ifrn.edu.br/heliopinheiro/Disciplinas/maquinas-e-acionamentos-eletricos-ii/chaves-de-partida
Programação de partida em Ladder.
(I:1/0) Relé térmico
(I:1/4) Botão de emergência
(I:1/2) Contator
Partida Estrela Triângulo
Como uma partida indireta ele tem a capacidade de reduzir a corrente eletrica do motor elétrico trifásico com o uso das bobinas do motor, assim realizando a partida em dois estágios, com isso o motor deve ter no mínimo seis terminais em sua caixa de ligação. Na partida executa-se a ligação estrela no motor (apto a receber tensão de estrela – UY), porém ele é alimentado com tensão de triângulo (UDelta), ou seja, com a tensão da rede. Assim, as bobinas do motor recebem 58% () da tensão que deveriam receber.
Fonte: Meu paint
No instante em que o motor atinge aproximadamente 90% da sua velocidade nominal é feito a comutação, passando o motor a ser ligado em triângulo, assim as bobinas passam a