Partida de Motores
PROJETO INTEGRADOR
2014.2
CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE
Partidas de Motores
Salvador
2014
Partidas de Motores
Pré-projeto apresentado para o Projeto Integrador como requisito básico para a apresentação do mesmo no Curso de Engenharia Elétrica.
Orientador (a): Julio Xavier
Salvador
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 6
2 JUSTIFICATIVA 7
3 OBJETIVOS 8
4 METODOLOGIA 9
5 REFERENCIAL TEÓRICO 11
6 RESULTADOS ESPERADOS 12
7 CRONOGRAMA 13
8 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO
Segundo a NBR 5410/97, a queda de tensão durante a partida de um motor não deve ultrapassar 10% da sua tensão nominal no ponto de instalação do dispositivo de partida correspondente, desde que respeitados os limites previstos para a queda de tensão fornecida segundo a norma. Pode-se adotar uma queda de tensão superior a 10% em casos específicos, quando são acionadas cargas de alto conjugado resistente, desde que a tensão mínima das bobinas da chave de partida seja inferior a tensão resultante durante a partida do motor.
Os motores elétricos, durante a partida, solicitam da rede de alimentação uma corrente de valor elevado, da ordem de 6 a 8 vezes a sua corrente nominal. Nestas condições, o circuito que inicialmente fora projetado para transportar a potência requerida pelo motor, é solicitado agora pela corrente de acionamento, durante certo período de tempo. Como consequência disso, o sistema fica submetido a uma queda de tensão normalmente muito superior aos limites estabelecidos para o funcionamento em regime, podendo provocar sérios distúrbios operacionais nos equipamentos de comando e proteção, além de afetar o desempenho da iluminação, notoriamente a