Anatomia dos Dentes
Introdução
Os dentes são órgãos calcificados implantados nos alvéolos, localizados ao longo dos processos alveolares das maxilas e mandíbulas, e gengivas de ambos os maxilares. Sua principal função consiste em triturar e converter os alimentos em partículas diminutas que possam ser ingeridas e digeridas. Auxiliam na formação das palavras e contribuem a dar expressão ao rosto. Os dentes são formados, em grande parte, de sais minerais, principalmente cálcio e fósforo, além de magnésio, flúor e outros elementos.
Divisão dos dentes
Dividimos as arcadas dentais em superior e em inferior. Cada uma destas arcadas pode ser divididas em hemiarcos ou quadrantes direito e esquerdo. A identificação destas arcadas é feita didaticamente por meio de números 1,2,3 e 4.
O dente
Coroa: parte superior do dente, geralmente é a única parte visível. O formato da coroa determina a função do dente. Por exemplo, os dentes anteriores são mais afiados, têm a forma de um cinzel e servem para cortar, enquanto os molares têm superfície plana e servem para triturar os alimentos.
Linha de junção dos dentes e da gengiva: sem a escovação e uso adequado do fio dental, nesta área podem se formar a placa e o tártaro, causando gengivite e outros males.
Gengivas: formadas de epitélio estratificado pavimentoso e tecido conjuntivo fibroso irregular, cobrem os processos alveolares.
Raiz: parte do dente que está dentro do osso. A raiz, que mantém o dente inserido no osso, constitui mais ou menos dois terços do seu tamanho. Ancoram os dentes nos alvéolos localizados ao longo do
Estrutura do dente
Alvéolo: é a estrutura de suporte do dente e por ser tecido ósseo possui cálcio.
Dentina: camada dentária situada abaixo do esmalte. Se a cárie conseguir atravessar o esmalte, ela passa a atacar a dentina, onde há milhões de pequenos túbulos que vão diretamente à polpa do dente.
Esmalte: a camada mais externa da superfície do dente. É o tecido mais duro e mineralizado de