partida compensadora
Engenharia Elétrica
Novembro - 2013
PARTIDA COMPENSADORA
Esta partida tem por objetivo suprir as aplicações que a Estrela-Triângulo não podem ser utilizadas. A norma prevê a utilização desta chave para motores, cuja potência seja maior ou igual a 15 CV. Esta chave reduz a corrente de arranque, evitando sobrecarregar a linha de alimentação. Deixa, porém, o motor com conjugado suficiente para a partida.
Com o mesmo objetivo de reduzir a corrente de partida, é realizada a inserção de um autotransformador para auxiliar a partida do motor.
Este autotrafo (este será o nome que daremos ao autotransformador neste post) possui dois "Taps", taps é o nome dado a saída de tensão do autotrafo, ele realizará o rebaixamento da tensão de partida do motor trifásico a fim de reduzir respectivamente a corrente de partida. Esterebaixamento pode ser dado em dois níveis de tensão, são eles:
Tap de 65% da tensão.
Tap de 80% da tensão.
Torque: Como sabemos a redução da tensão implica em reduzir também o torque do motor, então tendo dois níveis de tensão teremos respectivamente dos níveis de torque, são eles:
Quando utilizado o Tap de 65%, teremos um torque de 42%.
Dado através do cálculo: (65 x 65)/100.
Quando utilizado o Tap de 80%, teremos um torque de 64%.
Dado através do cálculo: (80x80)/100.
Corrente
Observem que mesmo no Tap de 65% que disponibiliza um baixo torque, temos um torque ainda maior que o da partida estrela-triângulo, no entanto a corrente também será maior cerca de 42% da corrente nominal. E o mesmo ocorre para a partida com o Tap de 80%, sendo que a corrente de partida nesta configuração chega a cerca de 64% da nominal.
Em resumo a chave Compensadora trata-se de um autotransformador com tap’s. Como visto no diagrama abaixo:
Os efeitos principais da chave compensadora como já foi dito anteriormente