motores trifasicos
PRÁTICA Nº 07:
“MÉTODO DE PARTIDA DE MOTORES ELÉTRICOS”
FORTALEZA
2014
Prática 7 – Métodos de partida de motores elétricos
FORTALEZA
2014
SUMÁRIO
LISTA DE FIGURAS
1. INTRODUÇÃO
Nesta prática iremos abordar os métodos de partida de motores elétricos, tendo como estudo a partida estrela – triângulo, e a partida com a chave compensadora.
2. MATERIAL UTILIZADO
Módulo de Partida: Estrêla Triângulo
Módulo de Partida: Chave Compensadora
Um motor trifásico, 3CV, 380/660 V, 60 Hz, 1800 rpm
Alicate Volt – Amperímetro
Tacômetro Digital
3. MÉTODO DE PARTIDA ESTRELA - TRIÂNGULO
O processo para o acionamento do motor é feito inicialmente ligando-se a configuração estrela, até que este alcance uma velocidade próxima da velocidade de regime, quando então esta conexão é desfeita e executada a ligação em triangulo. Durante a partida em estrela, o conjugado e a corrente de partida ficam reduzidos a 1/3 de seus valores nominais. Nesse caso, um motor só pode partir através de chave estrela – triângulo, quando seu conjugado, na ligação em estrela for superior ao conjugado de carga do eixo. Devido ao baixo conjugado de partida e, relativamente, constante a que fica submetido ao motor, as chaves estrela – triangulo são mais adequadamente empregadas em motores cuja partida se dá em vazio, ou em máquinas com características centrífugas, tais como ventiladores, serras, bombas entre outros.
As chaves estrela – triângulos são fabricados para operação manual ou automática. Na primeira, o tempo para mudança da conexão estrela para triângulo é definido pelo